Quando você sai de casa e vai à padaria, você prefere que o atendente seja feliz ou infeliz? Daí, você passa no posto de gasolina, prefere que o frentista seja feliz ou infeliz? Então, vai ao banco, vai preferir uma gerente feliz ou infeliz? Um dentista feliz ou infeliz? Médico? Borracheiro? E um VENDEDOR? E a pergunta fundamental é, por que você prefere que esses profissionais sejam felizes?
Sempre faço tais perguntas às pessoas e as respostas não devem ser tao diferentes das que você pensou ai:
Certamente nós temos um prazer inconsciente em voltar àquele estabelecimento e gastar lá nosso suado dinheiro, não é mesmo?
Então encontramos a solução para um novo modelo de mercado: Aumentar a felicidade dos profissionais! O difícil sempre foi encontrar uma maneira de fazer isso, afinal, como assim aumentar felicidade?
Bom, talvez nossos problemas estejam caminhando para uma solução. Há alguns anos o israelense Tal Ben Shahar, criou em Harvard, a aula que seria em pouco tempo a mais popular daquela e de varias outras universidades pelo mundo, a “Aula de Felicidade e bem-estar”. De lá pra cá, devido a resultados surpreendentes essa aula se espalhou por muitos países e tem sido um sucesso na vida pessoal e profissional de milhões de pessoas.
Pesquisas e mais pesquisas quando comparam profissionais felizes e não felizes, concluíram que:
FONTE: (Shawn Achor em: “O jeito Harvard de ser Feliz”.)
Além disso, os mais felizes são:
FONTE: (Pesquisa da coach britânica Jessica Pryce-Jones)
Então, fica bem claro que SIM, é possível aprender e aumentar o nível de felicidade nas empresas, e que pessoas felizes são de longe a solução de muitos dos problemas, em especial do varejo, pois uma vez que entendemos a necessidade das relações humanas nesse setor, precisamos nos atentar para o nível de felicidade das pessoas, responsáveis por fazer nossos resultados acontecerem.
No Brasil, o Método S.I.M traz diagnósticos e ferramentas praticas para se aumentar os níveis de felicidade e eu resolvi trazer algumas ferramentas que usadas no dia a dia, tende a virar um habito que certamente aumentará seus níveis de felicidade aumentando sua produção natural de hormônios como serotonina, ocitocina, endorfina dentre vários outros que fisiologicamente, são quem garante sua felicidade e bem-estar.
Faça isso TODOS os dias, pois quando estiver em um dia ruim, leia aquilio que escreveu. Certamente vai se lembrar do quanto você tem muito mais motivos para agradecer do que para lamentar.
Aumente o seu nível de felicidade, pois a frase que fica cada vez mais evidente é “Ter sucesso não te garante felicidade, mas ser feliz te garante o sucesso”.
Renner Silva